Promover a Saúde Pública

domingo, março 20

AMNÉSIA



Uma pessoa com amnésia tem dificuldade em recordar e/ou criar novas memórias.

Em geral, associamos a perda de memória ao envelhecimento e, de facto, a amnésia ocorre muitas vezes em pessoas que sofrem da doença de Alzheimer e outros tipos de demência. Há, porém, outras situações que provocam a perda de memória:

  • Traumatismo craniano;
  • Acidente vascular cerebral;
  • Infecções do cérebro, ou encefalites;
  • Síndrome de Wernicke-Korsakoff.

Sintomas


Além da perda de memória, uma pessoa com amnésia repete muitas vezes as mesmas perguntas. Os familiares e amigos referem uma mudança súbita de comportamento, com perguntas repetidas e ansiedade.

Diagnóstico


Em muitas pessoas, a amnésia é um sintoma de uma doença, pelo que o diagnóstico tende a concentrar-se no distúrbio que provoca a amnésia. Por exemplo, se suspeitar de um AVC ou traumatismo craniano, o médico mandará fazer uma TAC cerebral e análises de sangue; uma história de alcoolismo pode apoiar o diagnóstico da síndrome de Wernick- Korsakoff.

Tratamento

Se a memória não voltar após o tratamento da doença subjacente, auxiliares de memória, como esquemas de rotina diária e outras formas de informação, podem ajudar a pessoa a levar uma vida normal. Porém, no caso de pessoas com amnésia grave, podem ser necessários cuidados a longo prazo e acompanhamento para sua maior segurança.

1 Comments:

  • bom eu acho. muitO legal oque vócês estão deixando mais vocês podia deixa como cuida de alguém com amnésia como deve-mos comverça com eles ou como tratar eles pra ajudar eles lembra-se de alguma coisa
    muitO Obrigada e parabéns!!!

    By Anonymous jessica, at 14/1/09 20:50  

Enviar um comentário

<< Home