Promover a Saúde Pública

terça-feira, março 22

Boas razões para deixar de fumar


A luta anti-tabágica é uma das missões do Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva. Na sua página na Internet estão elencadas boas razões para deixar de fumar que aqui reproduzimos:
  • O fumo do cigarro contém cerca de 4.000 químicos. Os mais venenosos são: amoníaco, arsénico, butano, hidrogénio cianide, metano, cádmio, monóxido de carbono, e por último mas de modo algum o menos venenoso, a nicotina.
  • A nicotina aumenta a sua pressão arterial e o ritmo cardíaco. Quando inala, o alcatrão do fumo do cigarro transporta a nicotina para o seu pulmão. A nicotina é libertada no fluxo sanguíneo, no entanto o alcatrão permanece nas zonas mais delicadas dos seus pulmões.
  • As doenças relacionadas com o tabaco incluem enfisema pulmonar, cancro do pulmão e outros, doenças cardiovasculares, doença vascular periférica.
  • O tabaco pode provocar redução da fertilidade na mulher e impotência sexual no homem. O risco de doença cardíaca em mulheres que tomam a pílula contraceptiva aumenta cerca de dez vezes.
  • As mulheres grávidas que fumam têm maior probabilidades dos seus filhos nascerem prematuros e com o peso reduzido, que chorem mais que durmam menos.
  • Quando crianças, os filhos de pais fumadores têm maior probabilidade de desenvolver bronquites, pneumonias e asma dos que os de não fumadores. O fumo passivo é especialmente perigoso para as crianças. Mas é também responsável pela morte e doenças de adultos não fumadores.
  • Não existe, contudo, uma fórmula infalível para deixar de fumar, nem sequer uma forma fácil. Todos nós sabemos que para abandonar o hábito é preciso lutar. Aquilo que chamamos força de vontade. É uma batalha longa e dura, mas que só o fumador consegue vencer…ou perder.

In:Farmácia saúde

1 Comments:

  • Este artigo seria interessante se não fosse repetido... nota-se uma grande falta de atenção por parte do grupo.

    By Anonymous Anónimo, at 24/3/05 14:15  

Enviar um comentário

<< Home