Promover a Saúde Pública

domingo, março 27

Doença de Alzheimer




A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência. As demências, popularmente conhecidas como "esclerose", são um grupo de doenças que afeta o cérebro, principalmente as áreas da memória e da linguagem, levando a um progressivo prejuízo dessas funções.
A doença de Alzheimer é responsável por mais da metade dos casos de demência, o que significa que toda vez que vemos uma pessoa "esclerosada" existe uma chance em duas de que apresente a doença.
O que o paciente pode esperar do tratamento?
  • Não pode haver a expectativa de que apenas tomar um comprimido vai resolver os problemas trazidos por uma doença tão devastadora.
  • Não existe nenhum tratamento miraculoso e rápido para a doença. Os resultados tendem a ser ganhos modestos que levam algum tempo para aparecer.


Como outros profissionais da saúde podem ajudar no tratamento?
  1. As perdas na independência funcional podem ser diminuídas ou estabilizadas com treinamento e reabilitação;
  2. As dificuldades de linguagem e, em estágio mais adiantado, as alterações para engolir podem ser acompanhadas por um fonoaudiólogo;
  3. As complicações decorrentes das alterações de apetite e de comportamento, associadas à dificuldade de linguagem, podem ser minoradas com o auxílio de uma enfermeira, que será essencial nos estágios mais avançados da doença;
  4. Um profissional treinado pode assessorar nas modificações para tornar o lar mais seguro e no manejo adequado de cada paciente.
In: http://emedix.com, 27 de Março de 2005