Promover a Saúde Pública

sábado, março 26

NÚMEROS DE EQUILIBRISMO



Um bom equilíbrio é essencial em praticamente tudo aquilo que fazemos, desde andar de bicicleta até beber uma chávena de chá. É possível aperfeiçoar o nosso sentido de equilíbrio mediante exercício regular.
Conselhos úteis
Superar o equilíbrio
  • Se tiver tonturas, segure-se a qualquer coisa firme. Fehce os olhos ou foque-os num objecto imóvel e evite mexer a cabeça;
  • O médico poderá receitar-lhe medicamentos para diminuir os sinais enviados dos ouvidos ao cérebro durante uma situação aguda;
  • Reduza o álcool, a cafeína e o sal. Embora isto não ajde em todos os casos de tonturas, minora em muitos deles a intensidade dos sintomas;
  • Evite a tensão nervosa. Procure formas de lidar com situações de stress, como o ioga ou a meditação;
  • Não faça alterações radicais no seu estilo de vida. Uma crise de tonturas pode significar que tem de restringir determinadas actividades, mas não deixe de fazer aquilo de que gosta.

Equilíbrio para todos

Além de ajudarem quem tem problemas de equilíbrio, os exercícios de Cawthorne-Cooksey beneficiam quem quer melhorar o seu equilíbrio em geral.

1. Suba e desça as escadas com cuidado, de olhos abertos; repita, com os olhos fechados. Apoie-se no corrimão, se necessário, especialmente com os olhos fechados.

2. De pé, faça voltas de 90 graus, primeiro com os olhos abertos e depois fechados.

3. Enquanto anda, olhe para os lados. Num supermercado leia os preços enquanto caminha pelos corredores.

4. Procure equilibrar-se num só pé. Faça-o com os olhos abertos e depois fechados. Repita com o outro pé.

5. De pé numa superfície macia, como um colchão ou tapete de espuma:
a. Ande primeiro sobre a superfície para se acostumar a ela;
b. Ande pela superfície, colocando o calcanhar à frente da ponta do outro pé, primeiro com os olhos abertos e depois fechados;
c. Procure equilibrar-se num só pé com os olhos abertos e depois fechados.

In: Peixoto, António; Ouvidos, Nariz e Garganta- O seu corpo, a sua saúde, Pág, 75-76