Promover a Saúde Pública

sábado, março 26

A POLUIÇÃO SONORA



Como as lesões causadas à audição não são visíveis e, em muitos casos, só são descobertas anos depois, é frequente não nos apercebermos do problema. Contudo, é fácil sofrer uma lesão auditiva, imediatamente ou a longo prazo.

SONS BONS, SONS MAUS

Os sons que nos rodeiam são quase sempre motivo de regozijo – a vida seria infinitamente menos gratificante se não ouvíssemos a nossa própria fala, a música e os sons da Natureza. Contudo, o ruído em excesso pode lesar a audição.


As ondas sonoras

O som é uma forma de energia vibratória que penetra nos ouvidos sob a forma de ondas as quais têm duas característica fundamentais: a amplitude (o volume do som) e a frequência (a altura)

Lesões físicas

O ruído é um dos maiores inimigos dos ouvidos. As lesões causadas pela exposição prolongada ao ruído ou a um ruído intenso podem ser permanentes ou temporárias; quando as exposições se repetem, podem provocar uma lesão permanente. A perda de audição não é a única sequela do traumatismo sonoro: os zumbidos e a hipersensibilidade física ou psicológica a certos sons também são classificados como lesões auditivas.

Acufenos – Sensação persistente de zumbido nos ouvidos, que pode ser causada por um ruído muito forte – por exemplo, numa discoteca.

Perda temporária da audição – Surdez ligeira á saída de um concerto de rock, por exemplo. A audição normaliza, mas essa reucperação depende do tempo de exposição e do nível sonoro da música.

Perda permanente de audição – Pode ser gradual e causada pela exposição ao ruído durante longos períodos. Designa-se por vezes por perda de audição ocupacional. Tal como a perda de audição devida à idade.

In: Peixoto, António; Ouvidos, Nariz e Garganta- O seu corpo, a sua saúde, Pág. 80


1 Comments:

  • na minha opiniao este site e uma verdadeira merda e so para estupidos ganda caga
    vao maxe pro karalhete
    mother fucker
    fucking cacete
    sao todax uma s pulas

    By Anonymous Anónimo, at 27/11/08 16:25  

Enviar um comentário

<< Home