Promover a Saúde Pública

quarta-feira, abril 20

DOR DE GARGANTA



É um dos sintomas mais comuns em toda a infância e parte da adolescência. Na criança pequena, geralmente manifesta-se por dificuldade de se alimentar e de ingerir líquidos. As crianças maiores conseguem reclamar da dor. A maioria das dores de garganta é causada por vírus ou bactérias. Em crianças abaixo de 2 anos, dificilmente as dores de garganta são causadas por bactérias e, geralmente, melhoram espontaneamente em alguns dias. Já as crianças maiores de 2 anos estão mais predispostas a infecções bacterianas na garganta, porém apenas um médico consegue saber se é uma doença bacteriana ou viral. Abaixo algumas doenças nas quais a dor de garganta é um sintoma:
Gripe/resfriado: geralmente as gripes e resfriados causam uma irritação (inflamação) na faringe e nas amígdalas, o que causa dor de garganta. Estas doenças são causadas por vírus e, especialmente no que se refere aos resfriados, costumam vir acompanhadas de febre baixa, coriza, espirros e tosse.
Amigdalite: as amígdalas são órgãos de defesa do organismo, porém, em algumas situações, podem ser infeccionadas por vírus ou bactérias. Em crianças menores de 2 anos, as amigdalites são em geral causadas por vírus e melhoram espontaneamente em alguns dias, porém causam grande desconforto aos pacientes. Para crianças maiores de 2 anos, as amigdalites podem ser virais ou bacterianas. No caso das bacterianas, costumam vir acompanhadas de febre mais elevada e com pior estado geral do paciente.
Caxumba: é uma doença causada por um vírus que atinge as glândulas, principalmente as salivares. Em geral, a glândula parótida (que fica em frente e abaixo das orelhas) fica bastante inchada e dolorida, provocando a dor de garganta. Apenas o médico consegue fazer o diagnóstico correto da causa da dor de garganta e instituir o tratamento adequado. No entanto, algumas coisas podem ser feitas para aliviar este sintoma:
  • Ofereça bastante líquidos (água, sucos ou leite);
  • Ofereça uma alimentação leve e fácil de engolir (sopas, caldos, massas, etc.);
  • Procure fazer a criança repousar;
  • Mantenha o ambiente arejado.
  • Dê um analgésico/ antipirético à base de paracetamol para o alívio da dor e redução da febre;
In: www.tylenol.com.br, 20 de Abril, 9:h35m

1 Comments:

  • oi chamo me ines e tenho 10 anos ando com dores horriveis nao connsigo engolir nem falar se alguem vir o meu comentario por favor ajudem !!!!!!!!!




    fiquem bem !!!!!

    By Anonymous Anónimo, at 17/1/09 10:48  

Enviar um comentário

<< Home