Promover a Saúde Pública

sábado, Abril 16

GANGRENA


O que é a gangrena?

A gangrena é a consequência da morte de um tecido (necrose) causada pela isquemia – redução significativa ou interrupção do fluxo sanguíneo. Em teoria, a gangrena pode afectar qualquer parte do corpo, mas geralmente afecta os dedos dos pés, os pés e os membros inferiores.
A parte do corpo afectada arrefece e a peole torna-se negra, como um tecido queimado pelo fogo.
Existem dois tipos de afecção: a gangrena seca e a gangrena húmida. No primeiro caso, o tecido seca e entra progressivamente em necrose. Na gangrena húmida o tecido cobre-se de vesículas cheias de líquido que frequentemente rebentam expelindo o líquido que se encontrava armazenado no seu interior.

Quais são as causas da gangrena?

As perturbações da circulação sanguínea podem ter várias causas: lesões das paredes das artérias que ocorrem na aterosclerose avançada, na diabetes, etc., coágulos que bloqueiam o fluxo sanguíneo ao nível da microcirculação, ou as frieiras provocadas pelo frio.
No entanto, a causa mais frequente da gangrena é a ateriosclerose que lentifica o fluxo sanguíneo progressivamente até o interromper.

Sintomas

  • Dores;
  • Arrepios;
  • Diminuição da sensibilidade;
  • Pele branca, azulada e depois negra;
  • Eventualmente, febre.

    Tratamento

Deve restabelecer-se o mais rapidamente possível a circulação sanguínea na área afectada pela gangrena. A cirurgia permite a reparação dos vasos sanguíneos danificados ou a remoção de um coágulo. O enxerto de um “by-pass arterial” - que permite contornar a obstrução na circulação – está indicada quando a lesão é pouco extensa. Se a insuficiência circulatória é causada por arteriosclerose grave, pelas diabetes ou por lesões provocadas pelo frio, não é fácil tratar a gangrena.
Na maioria dos casos, torna-se necessário amputar o membro doente para evitar que a afecção se propague ou provoque uma infecção generalizada através da entrada de bactérias, e suas toxinas, em circulação (septicemia).

Como evolui a gangrena?

A gangrena pode aparecer subitamente; mais frequentemente os sintomas manifestam-se de forma progressiva, com intensificação das dores, arrepios, diminuição da sensibilidade e despigmentação da pele.
Os vasodilatadores podem atrasar o aparecimento da gangrena e a necessidade de uma intervenção cirúrgica; mas esta acaba por se realizar no decurso da doença.

A gangrena é perigosa?

A gangrena pode ser grave e, na ausência de terapêutica, propaga-se. Também pode provocar uma contaminação do sangue que, por vezes, é fatal.

Como se pode evitar a gangrena?

Manter-se em forma através da prática de desporto ou de exercício físico regular para preservar a circulação sanguínea.
Deve evitar-se o tabaco, os alimentos com elevado teor de gordura e todos os outros factores predisponentes à arteriosclerose. Nos diabéticos, é extremamente importante manter os níveis de glicemia controlados, prestando atenção à alimentação e tomando os medicamentos diariamente.

In: Guia Familiar de Saúde

7 Comments:

  • Olá!
    Encontrou este artigo ou é da sua autoria? caso seja de sua autoria, seria interessante apresentar uma análise forensica, dentro de possivel, da gangrena do Rei Louis XIV, cujo motivo se me apresenta bastante misterioso.
    Obrigado.
    Cumprimentos,
    J. M. Vilão da Silva Pereira

    By Anonymous Anónimo, at 10/5/05 03:18  

  • MINHA ESPOSA TEM 44 ANOS , E A 5 MESES SAIU DA CAMA A NOITE ANDANDO E FOI NO BANHEIRO , QUANDO VOUTOU PARA O QUARTO COM MUITAS DORES DE ATE DESMAIAR NAS DUAS PERNAS , FOI LEVADA IMETIADAMENTE PARA O PS , AS DORES FORAM TANTAS QUE SEUS BRAÇOS TIVERAM QUE SER AMARADOS , DEPOIS DE 20 DIAS SUA MEIA PERNA DIREITA TEVE QUE SER AMPUTADA , COM GANGRENA E MUITA BOLHA SEM SALVAÇÃO , A OUTRA PERNA ESTA COM A GANGRANA SECA , E O MEDICO NÃO DEU SALVAÇÃO PARA ELA PRAÇO DE 30 DIASA AMPUTAÇÃO SE A DOR ALMENTAR , MEDICAMENTOS PASSADOS CEBRALAT 100 E PENTOXIFILINA 400 , ELE DISSE QUE NÃO TEM OUTRO REMEDIO , MINHA PERGUNTA É SE ALGUM MEDICO ESTA PARA AJUDAR ELA A NÃO PERDER MAIS ESSA PERNA E SEV TEM OUTRO TIPO DE MEDICAMENTO , QUE EU POSSA PERGUNTAR A ELE ( GRATO ANDRÉ ) TEL 0XX 12 36643152

    By Anonymous ANDRE DAMAS, at 22/1/09 17:29  

  • apareceram feridas de cor estranha pelo meu corpo, mas exatamente na perna, no começo apenas saia pus agora a ferida esta grande, ha algum risco de isso ser gangrena ?

    By Blogger rafael, at 22/5/09 05:50  

  • oi sou farmaceutica e estou acompanhando uma senhora diabetica que tem uma ferida em um dedo do pé há dois e ñ sara

    By Anonymous conceição, at 14/2/10 21:27  

  • gente estou desesperada,minha mãe de 53 anos diabetica esta com uma ferida nos pes a 3 anos ,deu em um pé uma especie de ulcera,secou e sarou,agora deu no outro pé,de forma terrivel,dores que quase a mata,mas ela não aceita ir ao medico ,fez uma unica avaliação e foi ja encaminhada a amputação,ela não concordou e os dedos dos pés estão praticamente podre ja fez uma auto amputação,preciso de uma medicação para amenisar a dor que é constante e sofredora,ha alguma solução alguem q possa me ajudar,uma filha desesperada.obrigada gente .

    By Anonymous kelly, at 7/9/10 02:14  

  • SOS URGENTE!!! SOCORRO! HOJE FUI VISITAR UM PARENTE: MAIS OU MENOS DE 47 A 50 ANOS DE IDADE. ELE É DIABÉTICO; JÁ AMPUTOU UM DEDO DO PÉ DIREITO; E, ATUALMENTE ESTÁ COM DUAS FERIDAS HORRÍVEIS ACIMA DO JOELHO. UMA ESTÁ COM O CASCÃO PRETO, E A OUTRA TAMBÉM SÓ QUE A QUE CITEI POR ULTIMO ESTÁ ESCORRENDO UMA SALMORA COM MAU CHEIRO. NÃO SOU ENFERMEIRA NEM MÉDICA, MAS LOGO CONSTATEI QUE É GANGRENA. ENTÃO, POR FAVOR! VAMOS AJUDAR. EU, PARTICULAMENTE, NÃO TENHO CONDIÇÕES FINANCEIRAS...MAS TENHO MUITO AMOR E DISPOSIÇÃO PRA AJUDAR... o PIOR DE TUDO ISSO GENTE É QUE ELE É IRMÃO DE UM VEREADOR; DE UM DONO DE RESTAURANTE; DE UMA PEDAGOGA APOSENTADA; E, TAMBÉM FILHO DE UMA PENSIONISTA E APOSENTADA CEGA E NÃO PEGA NO DINHEIRO DELA... ELE TAMBÉM ENCONTRA-SE E AUXÍLIO DOENÇA. E AÍ, O QUE PODEMOS FAZER?

    By Blogger Mary Josehf, at 28/10/11 20:55  

  • Ola a algum tempo tenho sentido as minhas 2 pernas na altura do joelho frias vejo tbm q minhas unhas estao escurecendo aos pouco , infelizmente sou fumante sera q isso e o sintomas de alguma grangrena, por favor aguardo respostas?

    By Anonymous Anónimo, at 30/3/12 08:20  

Enviar um comentário

<< Home