Promover a Saúde Pública

terça-feira, abril 12

Grupos de alimentos



Fique a saber um pouco mais sobre a pirâmide dos alimentos, por ordem crescente de importância.

Cereais: trigo, arroz, massas e pão, entre outros. De todos, os integrais são os melhores. Os cereais estão na base da pirâmide e ajudam a controlar o colesterol no sangue e a diabetes. Devem ser incluídos em todas as refeições.

Legumes: alfaces, cenouras, espinafres, aipos, por exemplo. São muito importantes para o organismo e devem ser preferencialmente consumidos em saladas, ou cozidos.

Leguminosas: destaque para o feijão, o grão, as favas e as lentilhas. São riquíssimas como fonte de proteínas vegetais e ricas em fibras, vitaminas e minerais.

Frutas: excelentes quando ingeridas frescas, pois são muito ricas em fibras, vitaminas e sais minerais.

Carne: peixe e ovos são extraordinárias fontes de proteínas, aminoácidos e ferro. Sendo muito mais gordas, as carnes vermelhas devem ser evitadas.

Gorduras e doces: as gorduras formam ácidos gordos essenciais e absorvem as vitaminas (A, D, E e K), os doces são calóricos e muito pouco nutrientes. Não se deve abusar de uns e de outros.



In: http://www.maxima.pt/ de 12 de Abril de 2005