Promover a Saúde Pública

quinta-feira, abril 14

HERPES GENITAL



O que é o herpes genital?


Uma infecção causada pelo vírus herpes (VHS). É transmitido por contactos sexuais e afecta a área genital e outras, dos homens e das mulheres: pénis, vulva, ânus, nádegas, coxas e pode atingir a parte inferior das costas. Provoca lesões características, dores, prurido e inflamação.
Como se transmite?

Através de qualquer relação sexuall. Aloja-se nos gânglios, onde fica inactivo, permanecendo aí o resto da vida. Mais tarde pode reactivar-se e provocar nova infecção.
Quais são os sintomas?
Na primeira infecção, a irritação genital pode ser acompanhada de sintomas parecidos com os da gripe: mal-estar geral e dores generalizadas nos ossos e músculos. As lesões genitais dolorosas podem levar dias a desenvolver-se. Nos casos graves e se a infecção não for tratada de imediato, a duração é superior a 3 semanas. Os sintomas podem ou não voltar a aparecer ao longo da vida (infecções activas). Normalmente têm a duração de 1 semana mas podem variar com a pessoa.
Como saber se tem herpes genital?

A infecção é difícil de identificar porque os sintomas variam e a primeira infecção pode passar despercebida. Cerca de 80% das pessoas com herpes genital inactivo desconhecem que estão infectadas.
Como se trata?

Existem medicamentos que aliviam os sintomas e outros que travam a multiplicação do vírus, mas este permanece no organismo de forma inactiva.
Como se previne a transmissão?
  • Usar preservativo, preferencialmente associado a espermicidas;
  • Cuidar regularmente da higiene da zona genital;
  • Consultar o médico se pretende engravidar.

Como aliviar as infecções activas?

  • Ingerir muitos líquidos, que podem diminuir a irritação da zona genital ao urinar;
  • Ter uma higiene genital regular, através de lavagens com água e sal ou soro fisiológico, que aliviam as dores e secam as lesões;
  • Aplicar gelo (não directamente) ou creme analgésico nas lesões;
  • Usar roupa íntima de algodão, que minimiza o desconforto e não interfere com a cicatrização das lesões.

Quais os cuidados para diminuir as infecções activas?

  • Evitar o stress e o cansaço;
  • Moderar a exposição ao sol e às radiações dos solários, nas zonas afectadas;
  • Tratar das infecções assim que as detecta.

in: Associação nacional de Farmácias

24 Comments:

  • Quando eu tinha mais ou menos 20 anos, me apareceu uma coceira que me deixava apavorado. Começou a aparecer uns calombos nas nádegas que coçavam muito. Fui ao médico e ele me disse que era proplemas do meu estado nervoso. Me receitou apenas uma pomada que não me lembro mais o nome. Custei a me recuperar. Com 27 anos me casei e não tinha mais nenhum sintoma da doença. A partir dos 35 anos começou a aprecer umas bolinhas no pênis. Fui ao médico e ele me receitou Zovirax, passei e as bolinhas desapareceram. Porém, essas bolinhas começaram a aparecer mais ou menos de 2 em dois anos. Era só comerçar a ter uma doir nas pernas eu já sabia as bolinhas iriam aparecer. Já fiquei se ter herpes até 10 anos.Pensei que nunca mais teria.Agora com 65 anos sempre levei uma vida normal. Sou casado tenho duas filhas, sempre levei uma vida normal. Neste mês de outubro as bolinhas apareceram de novo, agora com mais intenseidade porque apareceu nas virilhas, no ânus, no pênis e apareceu umas poucas bolinhas na axila esquerda. No princípio achei que eram assaduras ou coisa aparecida.Mas, dessa vez sofri com dores nas pernas, muitas dores, aliás as dores aparecerem antes mas, não imaginava que depois apareceria esse problemão. Moro no Rio de Janeiro, pergunto.: Qual a área médica que cuida de herpes. No Rio qual o endereço que posso tentar uma consulta grátis. Não tenho plano de saúde e sou aposentado. Agradeço pela atenção e pela ajuda. Meu endereço é: lugbaeta@oi.com.br.

    obrigado
    Luiz Gomes

    By Anonymous Anónimo, at 29/11/08 22:36  

  • acho que estou com herpes genital...nesses dias apareceu tipo uma verruguinha na minha vagina um pouco abaixa na verdade!isso me deseperou!sei que ñ tem cura...prefiro a morte se descubrir que isso é herpes !me ajuda!

    By Anonymous Anónimo, at 2/5/09 19:27  

  • Acorda garota! Herpes não é uma doença incapcitante! Você vive com ela tranquilamente, todavia verruga não é um sintoma de herpes e sim de HPV, portanto, procure seu médico e pare de pensar bobagens!

    By Anonymous Anónimo, at 3/3/10 11:32  

  • Sempre tive tendencia ater coceira vaginal, vou ao ginecologista passa uma pomada ou creme melhoro, há uns dias me apareceu uma bolha bem na entrada do anûs, fiquei apavorada sem saber a causa retornei a medica pediu exame de sangue completo inclusive pde herpes, estou há mais de 1 ano que não tenho relação sexual estou usando uma pomada chama aciclovir, porem ainda não obtive melhora, estou aguardando o resultado do exame para saber. Não doi mais incomoda. Me respondam por favor. Anonimo

    By Anonymous Anónimo, at 21/3/10 20:52  

  • fiz relacão sem camisinha e quatro dias depois começou uma coçeiras e bolhas eu acho que tenho herpes to com medo de perder o grande amor da minha meu namorado que deus me ajude!!

    By Anonymous Anónimo, at 3/3/12 12:35  

  • Tenho 17 anos e ja algo tempo que começei a sentir uns ardores na zona genital. Tenho varias dificuldades em andar e noto que a minha vagina antes tinha varias bolhinhas mas agora ja nao tem.. Agora essas bolinhas transformaram-se em feridas. tenho muitas dificuldades quando necessito de urinar pois arde que e uma coisa louca chego mm a chorar de tanta dor. Nao sei o que fazer.

    By Anonymous Anónimo, at 23/9/12 14:51  

  • A herpes é uma doença que mexe muito com o psicologico da pessoa,pois quem contrai fica sem saber oque será da vida dela em diante..como se tivesse morrido e fosse condenado a nao ter mais ninguem,se senti ''podre por dentro''...as dores que sente sao terriveis,principalmente ao urinar,surge ínguas dolorozas e dificuldade ao andar...eu tive e me tratei com remédios indicados pelo médico e outros anti-inflamatórios medicinais,me sinto bem hoje,porem o medo ainda esta na minha mente,entao o jeito é ter fé em Deus que só ele sabe das nossas dores e das nossas dificuldades..Deus cura tudo...

    By Anonymous Anónimo, at 28/9/12 03:49  

  • Fui ao ginecologista pois estava com dores e um corrimento estranho e umas menimas feridinhas,ela me disgnosticou com candidiase e me passou o tratamento. Porem tres dias depois eu nao estava aguentando de dor e voltei, e um novo ginecologista me diagnosticou com herpes. Faco sexo sem camisinha com meu namorado, nao acho que ele me traiumas acho que ele tinha algo encubado, mas ate hoje ele nao sentiu nada! Estou no segundo dia de tratamento, mas nao estou aguentando de dor, choro ate mesmo pra tomar banho. Estou tomando aciclovir e passando penvir labia, parece que as feidas sumiram, mas ainda tem muitos carocinho, os labios tao super inchador e eu eu mal consigo andar. Me ajudem, o que faco?

    By Anonymous Anónimo, at 27/11/12 16:03  

  • Attractive section of content. I just stumbled upon your website and in accession
    capital to assert that I acquire actually enjoyed account
    your blog posts. Anyway I will be subscribing to your augment and
    even I achievement you access consistently rapidly.

    my web site; http://helpers.soup.io

    By Anonymous Anónimo, at 29/4/13 05:20  

  • Hey very nice web site!! Guy .. Beautiful .. Amazing .. I'll bookmark your web site and take the feeds also? I'm satisfied
    to search out numerous useful info here in the post, we want work
    out extra strategies on this regard, thanks for sharing.
    . . . . .

    Here is my site ... steveblisslaw.Com

    By Anonymous Anónimo, at 30/4/13 12:01  

  • magnificent submit, very informative. I ponder why the other specialists of this sector don't notice this. You should continue your writing. I'm confident,
    you have a great readers' base already!

    Also visit my webpage Author's external home page.

    ..

    By Anonymous Anónimo, at 11/5/13 15:35  

  • This is very interesting, You're a very skilled blogger. I have joined your feed and look forward to seeking more of your wonderful post. Also, I've shared your site in my social networks!


    my homepage; http://vertexmedia.com

    By Anonymous Anónimo, at 12/5/13 09:52  

  • When someone writes an paragraph he/she retains the idea of a user in his/her brain
    that how a user can understand it. Therefore that's why this article is perfect. Thanks!

    My web site San Diego life insurance

    By Anonymous Anónimo, at 12/5/13 12:03  

  • Nice post. I used to be checking continuously this weblog and I am inspired!
    Extremely useful information specifically the last phase :) I handle
    such information a lot. I used to be seeking this certain
    info for a very long time. Thank you and best of luck.

    Here is my page; butt

    By Anonymous Anónimo, at 12/5/13 17:11  

  • If some one wishes expert view on the topic of running a blog
    after that i advise him/her to visit this website, Keep up the fastidious job.



    Here is my web page; Sexy Bodybuilder

    By Anonymous Anónimo, at 19/5/13 15:24  

  • Fui diagnosticada com herpes genital ha 4 dias, depois de ter aparecido varios caroços que se transformaram em feridas muito dolorosas, faço tratamento com aciclovir, mais as dores nas pernas sao intensas eu mal consigo andar.

    By Anonymous Anónimo, at 29/12/13 21:03  

  • Comecei a namorar em janeiro e transei sem camisinha com meu namorado , apareceu uma bolhinha na vagina e uma íngua na virilha, será que estou com Herpes ?

    By Anonymous Anónimo, at 10/6/14 01:50  

  • Comecei a namorar em janeiro e transei sem camisinha com meu namorado , apareceu uma bolhinha na vagina e uma íngua na virilha, será que estou com Herpes ?

    By Anonymous Anónimo, at 10/6/14 01:50  

  • eu tenho 16 anos e me chamo miriam começei a namorar com meu segundo namorado e tranzei sem camisinha ai depois de quatro dias me apareceu umas bolhas e causam dor terriveis ai minha mae me levou ao ginecologista ai ele me examinou e disse que eu estava com herpes genital ai fiquei apavorada chorei e o médico disse pra que eu não chorasse por que não tem cura e que ele me avisava quando eu ia lá pra que eu usa-se camisinha ai quando cheguei em minha casa começei a chorar sem cessar porque eu nunca imaginava ter uma dõença dessa ai perguntei ao meu namorado se ele tinha isso ai ele me falou que não ai ele disse pra minha mae que não tinha e que não era dele pq ele achava ser impossivel a dõença aparecer depois de quatro dias ai eu disse a ele que é possiovel pq eu perguntei ao médico e ele falou que se a pessoa contrair a dõença e tiver com baixa imunidade a doença aparece logo ai ja fiz meus exames e vai constatar o periodo que eu estou com o virus da herpes e ele viaja muito pq trabalho com mercadorias ai eu disse a ele pra fazer exames e ele me perguntou como é que faz pra pessoa fazer exames ai eu confirmei a ele vc ainda acha q n foi de vc pq vc nunca foi ao médico ai ele disse que fes a tres meses atraz exame de sangue e nao deu nada ai eu disse vc amostrou ao medico e ele disse q nao que ele mandou um enfermero q é parente dele ver e disse q ele n tinha nada ,mas a gente ainda tá juntos mas as vezes quando eu me lembro que tenho isso e saber que foi ele que me passou me sobe um ódio mortal ai eu brigo muito e falo que eu não quero mas ai ele começar a chorar ai me mae me diz filha se foi ele que te passou o virus ele tem que se cuidare ficar contigo até o fim mas amo ele mas esse virus tem me causado muitos problemas emocional e tambem nos meus ossos a minha perna doi muito se eu andar por muito tempo ela doi de mais
    mas oque eu to passando não quero pra ninguem e quero alertalos use camisinha nao confie em ninguem pq eu confiei de mas antes da gente manter relação eu e meu namorado conversamos sobre esse assunto perguntei se ele tinha alguma doença e ele me afirmou que não tinha dai vc tira
    abraços

    By Anonymous Anónimo, at 17/7/14 18:00  

  • Boa noite, decidi escrever para tentar aliviar a dor que sinto no momento. Lembrando que não me refiro a dor física, mas sim interior. Adquiri herpes genital há 19 dias de uma rapaz com quem sai. Insisti muito para que ele usasse o preservativo e ele se recusou. Houve momentos durante a relação em que ele forçou a barra. Mas forçou mesmo, pedia para que ele parasse, que me soltasse e colocasse o preservativo e ele me segurava forte, afim de forçar a penetração sem preservativo.Resumindo acabei cedendo! Agora estou desesperada porque além da herpes eu tenho muito medo de ter adquirido outra doença. Tentei falar com ele, mas ele ainda foi irônico, disse que eu tenho psicológico fraco e que tem HIV e que isso não tem importância porque todos vamos morrer mesmo. Meu mundo desabou, no momento estou aguardando para fazer o exame para saber se contrai outra doença além da herpes.

    By Anonymous Anónimo, at 11/11/15 23:15  

  • Tenho herpes genital e muitas dores nas pernas, to fazendo tratamento a 8 dias melhorei mas as fores nas pernas e no bumbum não passam, o que posso fazer para melhorar???

    By Anonymous Anónimo, at 8/4/16 12:52  

  • Tenho 24 anos e contrai herpes com 19 na minha primeira relação. Além de ter sido horrível porque eu estava muito nervosa e não gostava do cara, alguns dias depois da relação eu comecei a sentir muitas dores, apareceu uma ingua na minha virilha e tive muita coceira na região genital. No dia seguinte a esses sintomas às bolinhas apareceram. Só nesse momento que me dei conta que não tinha usado preservativo. Apesar de ter ouvido várias vezes sobre isso, e até ter feito trabalhos na escola... parece que a burrice foi maior.
    Até hoje me arrependo demais.
    Os primeiros dias de sintomas foram os piores da minha vida. E chegar a conclusão que era herpes - uma doença incurável - foi pior ainda. Eu não conseguia andar direito, sentia muitas dores e não tinha com quem conversar sobre isso. Só ficava chorando e imaginando meu futuro horrivel dali pra frente. Cheguei a pensar que nunca mais poderia transar de novo.
    Com o tempo passei a tomar os remédios e fui me "acostumando" a tratar as crises. Mas o maior desafio ainda estava por vir...
    Aos 23 anos comecei a namorar e o negócio ficou sério. Mas eu não sabia como contar pra ele sobre a herpes. Sentia muita vergonha e nojo de mim mesma. Tinha medo de passar pra ele se a gente transasse... foi muito difícil mas resolvi contar. Ele quis saber tudo. Me deu muita vergonha... mas falei.
    Ele pesquisou tudo sobre a doença. Até mais que eu. Ele não me rejeitou, muito pelo contrário... me incentiva a tomar os remédios e fazer uma alimentação que diminua os efeitos da doença.
    A pouco tempo atrás ele também contraiu herpes labial, e agora tomamos os remédios juntos e cuidamos um do outro.
    Me sinto culpada por ele ter pegado essa doença também. Mas ele não me culpa.
    Vamos nos casar e somos muito felizes.

    Digo pra todos que tem herpes. Se tratem. Se cuidem. Sejam sinceros com seus parceiros e não se culpem.
    Herpes não tem cura. Mas tem tratamento!
    Ainda é possível ser feliz.

    By Anonymous Anónimo, at 9/5/16 17:17  

  • Este comentário foi removido pelo autor.

    By Blogger Samire Torres, at 22/5/16 21:03  

  • Eu não tinha nada,mas me casei e acabei contraindo do meu esposo que tinha,mais não sabia que tinha. Ele chegou a ter um episódio de herpes que me assustou, teve dor na perna direita que chega chorava de dor.
    E há um mês atrás eu tbm tive e vou confessar que realmente é horrível, uma dor insuportável.
    Tome o comprimido aciclovir e use flogo rosa em solução para área genital.
    Faço tratamento e o médico me disse que vc pode pegar até na infância, que a herpes pode ser transmitida até por beber no copo de uma pessoa que tem.
    Espero que dê tudo certo para vc.

    By Anonymous Anónimo, at 22/5/16 21:06  

Enviar um comentário

<< Home