Promover a Saúde Pública

sábado, abril 16

ÚLCERA VARICOSA



O que é uma úlcera varicosa?

É uma lesão crónica da pele que afecta os membros inferiores cuja circulação sanguínea é alterada. Num primeiro momento, as perturbações circulatórias provocam, a nível cutâneo, alterações na nutrição dos tecidos ou perturbações tróficas. A pele torna-se fina, frágil, muda de cor e adquire uma tonalidade avermelhada, violácea ou castanha ocre.
A úlcera aparece como uma chaga, uma perda de substância a nível da pele, que escava um buraco, ao início, pouco profundo, mas que, a seguir, se alarga progressivamente.

Quais são as causas da úlcera varicosa?

As causas mais comuns são quatro:
  • A diabetes, depois de uma longa evolução;
  • A arteriosclerose, quando esta perturbação reduz o fluxo sanguíneo aos membros inferiores;
  • As sequelas de uma flebite na zona irrigada pela veia obstruída;
  • As varizes graves, que são a causa mais frequente.

    Entre as causas raras encontram-se o tumor cutâneo ulcerado, perturbações nervosas periféricas.
    Num indivíduo jovem, a presença de uma úlcera varicosa pode ser causada por uma anomalia dos glóbulos vermelhos e estar associada a um aumento de volume do baço.

    Sintomas

  • Pele avermelhada, fina e frágil;
  • Chaga cada vez mais profunda;
  • Prurido à volta da chaga.


    Tratamento

    A terapia divide-se em duas partes. Com a terapia local desinfecta-se a úlcera para eliminar os micróbios agressivos e os tecidos mortos. Esta compreende medicações quotidianas: todas as vezes que se deve descolar a medicação precedente com a ajuda de soro fisiológico, desinfectar com um anti-séptico, limpar o fundo da úlcera e fazer uma nova medicação conforme a evolução da lesão.
    A terapia dos diabetes, da arteriosclerose ou das varizes estão à origem da úlcera varia conforme os casos. Implica uma redução do peso corporal, uma dieta adequada e uma eventual intervenção cirúrgica às varizes.
    A fisioterapia é uma terapia de apoio eficaz para conservar a mobilidade do membro e estimular o retorno venoso. Os tratamentos termais têm demonstrado, desde há muito tempo, eficácia contra a úlcera e as varizes.

    O que fazer sozinhos?

    É útil levantar os pés, a uma altura de cerca de 20 cm em relação ao plano da cama, para favorecer a circulação venosa durante o sono e as horas de repouso.
    Além disso, o indivíduo pode deitar-se várias vezes por dia mantendo as pernas ligeiramente levantadas. Também andar a pé, sem esforços excessivos, tem um efeito benéfico.

    In: Guia Familiar de Saúde

42 Comments:

  • TENHO ÚLCERAS VARICOSAS DESDE OS 29 ANOS,FAÇO TRATAMENTO CONTÍNUO, USO MEIAS ELÁSTICAS E JÁ FUI SUBMETIDA A VÁRIAS CIRURGIAS, INCLUSIVE PARA ACELERAR A CICATRIZAÇÃO FORAM FEITOS VÁRIOS ENXERTOS DE PELE. TENHO O MÁXIMO CUIDADO, MAS QUANDO VEJO SURGEM NOVAMENTE. SINTO DORES HORRÍVEIS. AGORA ESTOU APOSENTADA COMO PROFESSORA MAS NOS ÚLTIMOS ANOS NÃO TIVE CONDIÇÕES DE PERMANECER EM SALA DE AULA .

    By Anonymous Anónimo, at 17/2/09 17:45  

  • Boa tarde meu marido tem uma ulcera varicosa que começou com edema linfático.Ja faz dois meses ele esta tomando antibíotico até agora e fazendo curativos mas ele começou a trabalhar no mesmo tempo em que apareceu o edema e ai abriu a ferida,ele trabalha 12horas por dia durante 4 dias e folga 2 dias.Só que ele não está aguentando de dor.O que fazer mediante esse caso.

    By Anonymous Anónimo, at 20/8/09 17:42  

  • tenho 65 anos, tenho ulcera varicosa há 17 anos, já usei muitos medicamentos mas nunca cicatrizou.

    By Blogger amanda, at 22/8/09 23:21  

  • Bom dia!Trabalho com produtos naturais a base de aloe vera que tem trazido bons resultados auxiliando o tratamento de ulceras varicosas.Gostaria de poder ajudar as pessoas que apresentam estes problemas.´Interessados podem fazer contato comigo pelo meu email: p.silveirabreu@yahoo.com.br

    By Anonymous Patricia, at 12/9/09 11:07  

  • o uso das meias de compressao qdo a ulcera esta cicatrizada é um metodo pra nao voltar mais as ulceras

    By Blogger astrea, at 19/11/09 19:43  

  • oi tenho ulcera varicosa e hoje começou a sair secreçao gostaria de saber por que

    By Anonymous Anónimo, at 17/3/10 01:31  

  • Bom dia!
    Estou muito preocupada, minha mãe tem uma úlcera varicosa na perna, a ferida não é grande, mas já faz 6 meses e ainda não teve melhora, ela ja foi ao médico e está fazendo tratamento com soro fisiologico e higienização, mas gostaria de saber se tem algo mais que pode ser feito pra acelerar a cicatrização! Obrigada

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/10 12:31  

  • Bom dia!
    Estou muito preocupada, minha mãe tem uma úlcera varicosa na perna, a ferida não é grande, mas já faz 6 meses e ainda não teve melhora, ela ja foi ao médico e está fazendo tratamento com soro fisiologico e higienização, mas gostaria de saber se tem algo mais que pode ser feito pra acelerar a cicatrização! Obrigada

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/10 12:31  

  • bom dia, minha mae tem ulcera varicosa aha mais de 2 anos e já fez inumeros tratamentos mas não melhora e a dor a cada dia que passa aumenta. qual é o melhor tratamento?

    By Anonymous Anónimo, at 18/4/11 12:36  

  • Bom dia tenho ulcera varicosa e depois de um ano aberta ela fechou com ajuda de remedios tipo daflon 500mg,pomada kolagenase e oleo dersani... Mas agora abriu de novo,o problema é que medicos cirurgião vascular e angiologistaq são de dificil acesso principalmente na rede publica e não existe politica governamental para nos ajudar... Medicos tbm não sabem o bom tratamento,pois passam receitas que não melhoram nada,só fazem gastar dinheiro,fazem juramento,mas só pensam em dinheiro,não todos,mas na sua grande maioria... abç e que Deus nos abençoe...

    By Anonymous Anónimo, at 22/4/11 12:56  

  • TENHO ULCERA DESDE A MINHA PRIMEIRA GESTAÇÃO ISSO FAZ 19 ANOS HOJE TENHO 40 ANOS ELA ABRE E FECHA FREQUENTEMENTE FAÇO TRATA MENTO COM VASCULAR NO HOSPITAL DO HELIOPOLIS AGORA ME TRANFERIRAM PARA UM MEDICO NO HOSPITAL MESMO ESPECIALISTA EM ULCERAS.VAMOS VER SE VÃO RESOLVER MEU PROBLEMA.

    By Anonymous ADRIANA SANTA CRUZ VITAS, at 18/5/11 01:18  

  • BOM DIA EU TENHO ULCERA VARICOSA NA PERNA POIS SUFRI UM ACIDENTE E FIQUEI COM PROBLEMA DE CIRCULAÇÃO NÃO TENHO CONDIÇÕES DE PAGAR PARA FAZER O TRATAMENTO POIS CONHEÇO CLINICA QUE CUIDA SÓ DISSO VOCES PODERIA ME DAR UMA ORIENTAÇÃO COMO POSSO CUIDAR EM CASA MESMO AGORA TEM 2 BEM PEQUENAS QUAL O REMEDIO QUE POSSO USAR NOS CURATIVOS, MEU NOME É JOAO CARLOS DA SILVA O MEU ENDEREÇO É RUA VESPASIANO, 418 VILA ROMANA CEP 05044-050 SÃO PAULO CAPITAL E MEU EMAIL É JOAOCACONDE@YMAIL.COM OBRIGADO E FICAREI NO AGUARDO DE UMA RESPOSTA

    By Anonymous JOAO CARLOS DA SILVA, at 18/5/11 13:26  

  • oi João Carlos da silva sou ainda uma estudante mas lhe digo para procurar um posto de saúde para se tratar para a enfermeira cuidar da sua úlcera varicosa pois nescecita de muito cuidado e é um procedimento q tem q ser realizado de modo asséptico fico grata em lhe dar essas informaçoes tenha uma boa noite.

    By Anonymous Anónimo, at 1/6/11 21:02  

  • oi! sou uma filha desesperada pois a minha mãe tem ulceras varicose nas duas pernas há mais de trinta anos e tratamento publico aqui não existe pois somos de classe humilde. gastamos horores de gase atadura pomadas remedios etc...gostaria de orientações ou indicações obrigada!fique na presença do nosso senhor jesus.

    By Blogger aninha, at 26/10/11 18:44  

  • ola gente sou Gilson e tenho ulcera na perna esquerda ha 8 anos cicatrizou uma vez e voltou depoi de 2 anos e agora nao quer fechar de geito nenhum ,fiz exames de diabetes nao deu nada ,ja fiz curativos compressivos e nada. Eu queria saber o que ha de mais novo no tratamento das varicozas.

    By Anonymous Anónimo, at 9/12/11 20:52  

  • tenho 46 anos sofri um acidente e cortei a perna na altura do tornozelo virou uma ulcera mas nao tenho varize nesse local.isso e possivel?

    By Blogger zildinha, at 19/1/12 01:14  

  • MINHA MAE TBEM JA TEVE ULCERA POR MUITO TEMPO SERA Q PODE SER EREDITARIO,TO FICANDO APAVORADA POR FAVOR MIM AJUDEM.

    By Blogger zildinha, at 19/1/12 02:10  

  • meu pai teve uma ulcera variçosa e sarou e cicatrizou com uma pomada chamada saf gel.encontrada, em qualquer farmacia.

    By Blogger dora, at 6/2/12 17:24  

  • saf gel e uma pomada otima de excelente cicatrização para ulcera variçosa.

    By Blogger dora, at 6/2/12 17:25  

  • Gostaria saber se a pomada Saf Gel cicatriza mesmo a ulcera varicosa?

    By Anonymous Anónimo, at 14/2/12 09:43  

  • tive ulcera ate 1 ano atras convivi com ela 10 anos gastando oque tinha e o que nao tinha tudo onde me mandava eu ia nada dava resultado e cada vez aumentava mais e doia muito quando eu comprei o computador comecei apesquisar e uma pessoa tambem se curou fiz oque ela me encinou e graças a Deus estou curada//e so no começo lavar bem secar epassar a pomada fibrase colocar gases e fechnar bem com esparadrapo microporio e erolar 1 faicha no começo todo dia depois de uma semana so passar gases com agua fervida ou filtrada nao molhar muito secar esempre colocar apomada dai deichar 3 dias sem abri sempre repetindo o prossesso a minha era grande demorou 3 meses gastava 1 tubo pequeno da pomda por vez e a pomada e cara mas valeu apena porque voces nao tem ideia de como doia a ferida aberta

    By Blogger nilda, at 26/2/12 16:34  

  • Durante quase 2 anos tive crises muito doloridas e que feriram e inchavam meus pés de forma de ter que ficar de cama e parar de trabalhar.Vários médicos, 1000 exames gastei o q tinha e o q ñ tinha. Até q finalmente tive a oportunidade de passar c/ o Dr.Milton Watanabe aqui em SP.Com um simples exame de cultura da secreção da ferida, ele viu o tipo de bactéria e me receitou um antiobiotico muito forte, protejer as feridas no banho,lavar las somente c/ soro fisiologico,passar a pomada Saf-Gel enfaixar os pés.Com 1 semana a ferida começou a cicatrizar e hoje graças há Deus estou curada!

    By Anonymous Anónimo, at 7/4/12 10:30  

  • Pessoal se alguem que foi curado puder me indicar o tratamento eu agradeco, minha mae esta sofrendo demais e nao sabemos mais o que fazer, ela e diabetica. Quem puder mande um email para melpianes@hotmail.com


    Muito obrigada!

    By Anonymous Anónimo, at 21/4/12 00:07  

  • desde os 22 anos que me surgiu nos membros inferiores ulceras, estive internada, fiz biopsias e os médicos diziam que era uma vasculite,curei mas nos anos seguintes tornaram a aparecer até que uma médica sugeriu vários exames e a conclusão é que tenho os anti-corpos anticardiolipina designado (síndroma de snedon)que são pequenos trombos que dão à superfície da pele que provocam as ulceras.Não me posso magoar, pois se fizer ferida fico logo com uma ulcera, aconteceu recentemente e já experimentei várias pomadas entre elas o Cristacid que é a que tem feito melhor, mas mesmo assim já tenho a ulcera à 2 meses agradecia a quem tivesse o mesmo problema que eu me contacte isabelgandra@hotmai.com

    By Anonymous isabel, at 7/7/12 10:47  

  • Tenho solução para ulcera varicose.
    salebrazil@hotmail.com

    By Anonymous Anónimo, at 17/8/12 10:15  

  • tenho ulcera na perna , ja usei de tudo e nada de melhorar so aumenta, alguem sabe alguma coisa nova que cure realmente? meu imail e carmencogo@gmail.com

    By Blogger Unknown, at 3/10/12 02:36  

  • tenho ulcera na perna , ja usei de tudo e nada de melhorar so aumenta, alguem sabe alguma coisa nova que cure realmente? meu imail e carmencogo@gmail.com

    By Blogger Unknown, at 3/10/12 02:36  

  • atençao, tem um tratamento,que ajuda nacicatrização da ulcera varicosa! Se vc tiver interressado, me envie um email, ou meadd no msn foreverliving.george.empreendedor@live.com.
    att, George Alberto

    By Anonymous George, at 10/10/12 19:22  

  • Q dó, tantas perguntas e nenhuma resposta...

    By Anonymous Anónimo, at 12/10/12 22:08  

  • desinfectar e limpar bem a zona afectada,secar e cobrir com mel puro,(de preferencia do produtor),envolver com gases e colocar a ligadura,tratamento diario,ao fim de 2 a 3 semanas vejam o resultado.Hugoserra77@hotmail.com

    By Anonymous Anónimo, at 20/10/12 13:32  

  • oi boa noite minha mae tem uma úcera há 3anos q fecha abre
    alguém conhece algum remédio bom

    By Anonymous Anónimo, at 22/2/13 21:29  

  • Oi amigo usa a saf gel ela e otima pr siicatrisa toma bastante liquido q ajuda na sirculacao

    By Anonymous Anónimo, at 24/4/13 12:59  

  • Tem a pomada saf gel ela e uma pomada da convatk emportada do estados unidos encomenda ela em uma farmácia ela e propia pr escaras ce esta ferida nao sicatrisa com ela e cartigo

    By Anonymous Anónimo, at 24/4/13 13:05  

  • Sim amigo pode usa ela ate a ferida fecha

    By Anonymous Anónimo, at 24/4/13 13:08  

  • Oi amigo pom ela pr toma muita aqua omenos 3,litos por dia pr o hidratamento eusa a pomada saf gel

    By Anonymous Anónimo, at 24/4/13 13:11  

  • Olá, minha irmã tem úlcera varicosa há mais ou menos 30 anos, indicaram para ela um curativo da membracel e ela está usando. Em dois meses a ferida que era grande está quase fechada, ela disse que ao colocar a dor passa na hora. Ela comprou em uma farmácia, mas é bem difícil de achar, agora estão vendendo no mercado livre, vale a pena experimentar.

    By Anonymous Anónimo, at 9/5/13 12:16  

  • MEU SOGRO TEM ULCERA VARICOSA HÁ ANOS GOSTARIA Q ME INDICASSE UM HOSPITAL PUBLICO PARA TRATAMENTO POR FAVOR OBRIGADA

    By Anonymous Anónimo, at 26/6/13 23:02  

  • Oi pessoal, tenho na família minha mãe e minha tia com esse problema, que vai e volta (principalmente ligado a circulação- ficar muito tempo em pé, e estado emocional).
    Foram anos de tratamento, com pomadas como fibrase, e curativos em clínica particular, (o valor é elevado), foi utilizado tratamentos mais eficazes, quando a ferida está grande ou difícil de cicatrizar como curatívos mais específicos como a BOTA DE UNNA (que tem que ser prescrita por um médico vascular).
    Desejo uma rápida recuperação a quem tem esse problema de saúde.

    By Anonymous Anónimo, at 27/6/13 21:13  

  • Meu tinha essa infeliz doença na perna direita.Ele era diabético,e tinha o colesterol muito alto. Ele se machucou na feira aonde sempre trabalhou como feirante, com uma caixa de laranja, não deu muita importancia, quando tomava banho passava muito sabonete no local depois veio a ter essa úlcera varicosa. Com os anos gastou muito dinheiro com os médicos que nada resolveu, até que veio falecer com 79 anos. de outra doença que o vitímou... Infelizmente é uma doença ingrata pois a pessoa sofre muito é não vê melhorar...

    By Blogger Unknown, at 27/6/13 23:26  

  • Meu tinha essa infeliz doença na perna direita.Ele era diabético,e tinha o colesterol muito alto. Ele se machucou na feira aonde sempre trabalhou como feirante, com uma caixa de laranja, não deu muita importancia, quando tomava banho passava muito sabonete no local depois veio a ter essa úlcera varicosa. Com os anos gastou muito dinheiro com os médicos que nada resolveu, até que veio falecer com 79 anos. de outra doença que o vitímou... Infelizmente é uma doença ingrata pois a pessoa sofre muito é não vê melhorar...

    By Blogger Unknown, at 27/6/13 23:28  

  • A mais de 30 anos minha mãe tem um problema na perna, chama úlcera varicosa, é uma espécie de lesão crônica na pele que altera a circulação sanguínea e afeta os membros inferiores. A pele torna-se fina, frágil, escava um buraco, ao inicio, pouco profundo, mas que se alarga progressivamente.
    Para quem possa ter um familiar com o mesmo problema fica a dica.

    Tratamento: Curativos semanais.

    Materiais por curativo:
    04 – Alginato de Cálcio c/ prata – Curatec.
    01 – Coban - Curatec
    01 – Sanativo
    01 – Bota de Una - Curatec

    Profissional:
    Dr. Luiz Eduardo Arco Verde (Hospital São Carlos).

    By Blogger Paiff, at 20/7/13 14:10  

  • Oi meu pai tem esse problema e ainda e diabetico e por isso ja pesquisei muito sobre o assunto descobrir um remedio fantastico fazer a acepcia da ulcera com o cloreto de magnesio preparar a solução 33g em 3 litros de água. E tambem ingerir a solução 33g em 1,5 litrs de agua. Pois o magnesio é um mineral q regula o calcio no organismo e uma serie de funções...aumenta a atividade imunológica, ,,

    By Anonymous Anónimo, at 16/6/14 02:49  

Enviar um comentário

<< Home