Promover a Saúde Pública

quarta-feira, abril 20

O que são varizes


Varizes são veias que estão dilatadas e a constituição de sua parede torna-se mais fraca, não suportando a acção da gravidade, permitindo assim que o sangue siga um caminho inverso, ou seja, “de cima para baixo”, facto que os especialistas denominam refluxo sanguíneo. Mesmo nas veias portadoras de válvulas, isto pode ocorrer.
Veias Normais-->Varizes


Quais são os sintomas das varizes?


Quando algumas destas veias se tornam insuficientes (varicosas), aparecem os sintomas de dor em peso, cansaço e até inchaço (edema) nas pernas. Muitos pacientes relatam que ao se deitarem, não conseguem posição confortável para aliviar esta sensação. Em situações mais avançadas, ocorre o escurecimento da pele (dermite ocre) culminando com úlceras que muito prejudicam a qualidade de vida.


Qual o tratamento das varizes?
O tratamento pode ser clínico ou invasivo. No tratamento clínico preconiza-se combater os factores desencadeantes (postura, obesidade, sedentarismo, etc), o uso de medicamentos que ajudam a circulação venosa e o uso de meias elásticas de forma continuada. O tratamento invasivo pode ser cirúrgico (operação convencional de varizes) ou com a ecoesclerose no consultório.


Qual é o melhor tratamento?
O melhor é aquele que atenda todas as expectativas do paciente. Fundamental é o paciente estar esclarecido quanto a comparação destes métodos por profissionais que tenham experiência suficiente para deixá-lo seguro.


In: www.elkisenahas.com, 20 de Abril de 2005