Promover a Saúde Pública

terça-feira, abril 19

Tuberculose



A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma micobactéria - o Mycobacterium tuberculosis ("bacilo de Koch"). A infecção é transmitida de uma pessoa para outra por via respiratória, porém a resposta imunológica é capaz de impedir o desenvolvimento da tuberculose na maioria dos indivíduos. A tuberculose, uma doença de evolução geralmente lenta (crónica), é responsável por cerca de 2,9 milhões de óbitos no mundo a cada ano.


Tratamento
A primeira droga eficaz no tratamento da tuberculose, a estreptomicina, foi empregada apenas a partir de 1946. Actualmente o tratamento é feito com, no mínimo, três drogas diferentes (geralmente rifampicina, isoniazida e pirazinamida) e por tempo prolongado (6 meses). Na maioria das situações o tratamento pode ser feito ambulatorialmente e os medicamentos para tuberculose são administrados por via oral.

1 Comments:

  • Caros Colegas, enconta-se no nosso blog a informação essencial acerca dos estágios do 2º ano e não só, por isso se tiverem alguma dúvida, a informação está lá para que possam consultar sempre que assim o desejem. Os melhores cumprimentos dos organizadores do blog " Nós por cá... na saúde"
    a nossa morada é: www.saudeca.blogspot.com

    By Blogger andre, at 19/4/05 15:25  

Enviar um comentário

<< Home