Promover a Saúde Pública

domingo, maio 1

Estrias


O que são estrias?


Estrias são lesões longas, lineares e geralmente paralelas decorrentes da ruptura das fibras de colagénio e elastina da pele. As áreas do corpo onde as estrias costumam aparecer são coxas, nádegas, abdome (gravidez) e dorso do tronco (homens).

Por que algumas pessoas desenvolvem estrias?

O principal factor para o desenvolvimento de estrias é genético. Porém, há outras condições que favorecem o aparecimento das estrias como o estiramento durante a gravidez, alteração hormonal na adolescência, uso prolongado e em altas doses de corticosteróides, aumento de peso e crescimento acelerado na puberdade. O sexo feminino tem maior predisposição ao desenvolvimento de estrias.

Como é o tratamento das estrias?

O tratamento tem como objectivo melhorar a aparência e aspecto estético. As várias técnicas de tratamento de estrias como dermoabrasão, intradermoterapia, peeling, subcisão, uso contínuo de alguns tipos de ácidos visam estimular a formação de tecido colágeno nas lesões. Tais tratamentos são procedimentos médicos e, portanto, só devem ser realizados sob orientação de um profissional qualificado.



In: www.copacabanarunners.net, 1 de Maio de 2005